quinta-feira, 15 de abril de 2010

Alimentação Saudável


DADOS DA AULA:



O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- A importância de ter uma dieta balanceada adequada ás suas necessidades fisiológicas.
- Entender que as necessidades alimentares de cada indivíduo (faixa etária, atividade física, sexo, gestante...) são diferentes.
- Observar sua alimentação diária e comparar com a pirâmide alimentar estabelecida pela OMS, identificando as práticas alimentares inadequadas praticadas pelo aluno.
- Montar um cardápio adequado ás suas necessidades fisiológicas, utilizando alimentos sazonais (de época).

Duração das atividades:
- 5 aulas de 45 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
- Tipos de nutrientes.
- Função dos nutrientes no organismo.
- Pirâmide alimentar (OMS).

Sugestões:

Estratégias e Recursos da aula:

- Primeira aula:

· Apresentar aos alunos um texto explicativo que mostre como os alimentos são importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo o e discutir o mesmo. http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=100

- Segunda aula:

Identificar as necessidades calóricas de cada faixa etária, atividade física, sexo, gestante, profissão... Observar no texto as características de cada faixa etária. http://cienciaparaavida.blogspot.com/2009/08/necessidades-caloricas-individuais.html
http://www.alimentacaosaudavel.org/











- Terceira aula:

Apresentar aos alunos a pirâmide alimentar recomendada pela OMS e pedir para que façam o registro de todos os alimentos ingeridos durante um dia e suas quantidades (tabela) e as registre.




TABELA DE ALIMENTAÇÃO CONSUMIDA DURANTE O DIA

HORÁRIO
ALIMENTOS
QUANTIDADES

Registrar também durante esse dia, todas as atividades que realizou, bem como o tempo de duração de cada uma (registrar na tabela).





TABELA DE ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O DIA

HORÁRIO
ATIVIDADE
DURAÇÃO

- Quarta aula:

Calcular a quantidade calórica ingerida durante este dia (montar uma pirâmide alimentar) e comparar com a recomendada pela OMS.
Calcular a quantidade de calorias gastas durante este dia.
Comparar a quantidade de calorias ingeridas e gastas durante o dia concluindo se as necessidades estão adequadas ás recomendadas pela OMS.

- Quinta aula:

Montar um cardápio adequado ás suas necessidades fisiológicas, utilizando alimentos sazonais (de época), obedecendo a pirâmide alimentar, e a faixa etária de cada aluno.










Recursos Complementares:

http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_piramide.html

http://www.alimentacaosaudavel.org/

http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/030102_nut_60dicas.htm

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1444

http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=100


Avaliação:
O professor pode avaliar o grau de compreensão dos alunos observando as apresentações das respostas para as questões propostas durante as aulas e da reprodução do conhecimento de forma escrita.


O grau de participação nas atividades será avaliado com base nos seguintes critérios
Observações
5 - Participou ativamente, cooperando com o grupo. Discutiu de forma séria e profunda com os/as colegas sobre os temas propostos. Trouxe informações importantes para a discussão. O resultado de sua atividade foi relevante e criativo.

4 - Participou nas atividades, cooperando com o grupo. Discutiu com os colegas sobre os temas propostos. O resultado de sua atividade foi bom.

3 - Participou pouco nas atividades. A sua contribuição para a discussão e o trabalho foi regular.

2 - Esteve presente mas não há registro da sua contribuição para a discussão e trabalho.

1 - Não participou da atividade.

4 comentários:

  1. Olá
    muito boa sua aula, interesante e bem nutritiva.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELA AULA! GOSTEI DAS ATIVIDADES...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, muito legal a aula é sempre bom ter bons hábitos alimentares....

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante sua aula. Parece que combinamos o mesmo tema. Pois na nossa realidade, hoje, a alimentação é muito importante na vida de nossos alunos e nossa também.
    Um abraço!

    ResponderExcluir