quinta-feira, 15 de abril de 2010
Alimentação Saudável
DADOS DA AULA:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- A importância de ter uma dieta balanceada adequada ás suas necessidades fisiológicas.
- Entender que as necessidades alimentares de cada indivíduo (faixa etária, atividade física, sexo, gestante...) são diferentes.
- Observar sua alimentação diária e comparar com a pirâmide alimentar estabelecida pela OMS, identificando as práticas alimentares inadequadas praticadas pelo aluno.
- Montar um cardápio adequado ás suas necessidades fisiológicas, utilizando alimentos sazonais (de época).
Duração das atividades:
- 5 aulas de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
- Tipos de nutrientes.
- Função dos nutrientes no organismo.
- Pirâmide alimentar (OMS).
Sugestões:
Estratégias e Recursos da aula:
- Primeira aula:
· Apresentar aos alunos um texto explicativo que mostre como os alimentos são importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo o e discutir o mesmo. http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=100
- Segunda aula:
Identificar as necessidades calóricas de cada faixa etária, atividade física, sexo, gestante, profissão... Observar no texto as características de cada faixa etária. http://cienciaparaavida.blogspot.com/2009/08/necessidades-caloricas-individuais.html
http://www.alimentacaosaudavel.org/
- Terceira aula:
Apresentar aos alunos a pirâmide alimentar recomendada pela OMS e pedir para que façam o registro de todos os alimentos ingeridos durante um dia e suas quantidades (tabela) e as registre.
TABELA DE ALIMENTAÇÃO CONSUMIDA DURANTE O DIA
HORÁRIO
ALIMENTOS
QUANTIDADES
Registrar também durante esse dia, todas as atividades que realizou, bem como o tempo de duração de cada uma (registrar na tabela).
TABELA DE ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O DIA
HORÁRIO
ATIVIDADE
DURAÇÃO
- Quarta aula:
Calcular a quantidade calórica ingerida durante este dia (montar uma pirâmide alimentar) e comparar com a recomendada pela OMS.
Calcular a quantidade de calorias gastas durante este dia.
Comparar a quantidade de calorias ingeridas e gastas durante o dia concluindo se as necessidades estão adequadas ás recomendadas pela OMS.
- Quinta aula:
Montar um cardápio adequado ás suas necessidades fisiológicas, utilizando alimentos sazonais (de época), obedecendo a pirâmide alimentar, e a faixa etária de cada aluno.
Recursos Complementares:
http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_piramide.html
http://www.alimentacaosaudavel.org/
http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/030102_nut_60dicas.htm
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1444
http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=100
Avaliação:
O professor pode avaliar o grau de compreensão dos alunos observando as apresentações das respostas para as questões propostas durante as aulas e da reprodução do conhecimento de forma escrita.
O grau de participação nas atividades será avaliado com base nos seguintes critérios
Observações
5 - Participou ativamente, cooperando com o grupo. Discutiu de forma séria e profunda com os/as colegas sobre os temas propostos. Trouxe informações importantes para a discussão. O resultado de sua atividade foi relevante e criativo.
4 - Participou nas atividades, cooperando com o grupo. Discutiu com os colegas sobre os temas propostos. O resultado de sua atividade foi bom.
3 - Participou pouco nas atividades. A sua contribuição para a discussão e o trabalho foi regular.
2 - Esteve presente mas não há registro da sua contribuição para a discussão e trabalho.
1 - Não participou da atividade.
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Olá
ResponderExcluirmuito boa sua aula, interesante e bem nutritiva.
PARABÉNS PELA AULA! GOSTEI DAS ATIVIDADES...
ResponderExcluirParabéns, muito legal a aula é sempre bom ter bons hábitos alimentares....
ResponderExcluirMuito interessante sua aula. Parece que combinamos o mesmo tema. Pois na nossa realidade, hoje, a alimentação é muito importante na vida de nossos alunos e nossa também.
ResponderExcluirUm abraço!